Durante a Oficina de Blogs que participei Promovida pelo NTE-Benevides no mês de agosto/2010 pensei em algumas estratégias para o uso do blog como recurso didático. E aí vai algumas considerações.
Sabemos da importância de recursos como computador e internet como meios atrativos para que os alunos do ensino médio possam utilizá-los como recursos em suas aprendizagens. Por isso vamos direto ao assunto.
É possível postar textos, vídeos, fotos, imagens e uma série de outras informações em um blog. Como recurso pedagógico o blog não pode ser utilizado de qualquer jeito na publicação de opiniões, imagens e vídeos. Daí a importância do professor em primeiro lugar ter o mínimo domínio no uso desses recursos para poder deixar bem claro aos alunos (muitas vezes ansiosos para acessar de forma livre a internet) o caminho a ser trilhado dentro do processo de aprendizagem. Também é importante informar aos alunos que o blog é um espaço de divulgação de fotos de atividades pedagógicas sem nenhum objetivo de constranger ninguém. Diante dessa consideração geral podemos então destacar os seguintes passos:
1) Criar o blog temático (da turma, da disciplina, da série, da escola, do professor, etc.): é interessante o blog da disciplina porque todas as séries podem ter acesso a ele, cabendo ao professor gerenciá-lo, organizá-lo e discutir e selecionar sugestões dos alunos na formação desse blog.
2) Realizar postagens relacionadas a disciplina para que os alunos tenham acesso e possam dar sua opinião sobre figuras, textos, vídeos, músicas, etc.
3) É interessante que o professor acompanhe as opiniões dos alunos no sentido de avaliá-las e encaminhar orientações e sugestões para que o aluno possa ampliar seu próprio repertório sobre a disciplina, ou seja, transformar o blog num grande espaço de diálogo.
4) A postagem de fotos de aulas e outras atividades pedagógicas dos alunos podem ser postadas e comentadas de forma avaliativa.
5) Marcar uma ou duas aulas para discutir com os alunos atualizações semanais (ou mensais) do blog de acordo com as atividades desenvolvidas.
6) A sala de aula pode ser transformada numa verdadeira oficina de produção de ideias e de uma série de experiências (com música, pinturas, croquis, textos, vídeos, fotos, áudios, etc.) para serem organizadas e publicadas no blog.
7) É imprescindível o uso de celulares ou câmeras digitas dos próprios alunos na execução das oficinas.
Dependendo da disciplina e das idéias/necessidades dos professores esses passos podem ser complementados e ampliados. É imprescindível que o professor tenha internet em sua casa e esteja sempre atualizado e conectado no blog criado para avaliar e ser avaliado. O rico espaço de discussão disponibilizado pode ser considerado fundamental na produção de conhecimento e favorecer uma tentativa de superação de formas tradicionais de avaliação.
Por José Renato Carneiro do Nascimento
(Professor de História da Rede Estadual do Pará e Rede particular de Ensino Superior)